A Montanha de Sísifo

Sistemas de segurança social 101

Anúncios

Imaginemos uma ilha onde o único sector produtivo é a pesca e o único produto de consumo é, surpreendentemente, peixe. Esta ilha está a passar por uma fase de transição demográfica. Existem de momento 4 adultos, 2 reformados e 2 crianças. É de esperar que no futuro passem a ser 2 adultos para 4 reformados e 2 crianças. Cada adulto é capaz de pescar 4 peixes ou produzir uma rede. Com rede, cada adulto pode pescar 6 peixes. O que é que aconteceria com a economia desta ilha num sistema de redistribuição e num sistema de capitalização?

Sistema de redistribuição

Num primeiro momento, o boom demográfico permite que a economia produza 16 peixes, o que garante 2 peixes a cada habitante da ilha. Já num segundo momento, a redução do número de adultos reduz proporcionalmente o número de peixes pescados. Assim sendo, os dois adultos pescam 8 peixes, garantindo apenas 1 peixe por habitante da ilha.

Sistema de capitalização

Num sistema de capitalização, parte do esforço dos adultos dirige-se à produção de bens de capital. Ou seja, a população abdica de consumir peixes, para garantir o aumento do stock de capital (neste caso, redes de pesca). Em vez de produzirem 16 peixes, produzem 12, direccionando oo restante esforço para a produção de redes de pesca. Repare-se que o consumo de peixes aqui é menor do que na situação anterior. Num segundo momento, a redução do número de adultos é compensada pela existência das redes de pesca que permitem um aumento de produtividade. Este aumento de produtividade garante a continuidade dos padrões de consumo anteriores. É importante notar aqui, que quanto maior o número de adultos no primeiro período, maior será o número de redes disponível no segundo período.

Um sistema de redistribuição é um sistema que favorece o consumo, prejudica a poupança, descapitalizando a economia. O pior é que existe um gap temporal entre o problema e o seu impacto. No sistema de redistribuição apresentado acima, não há qualquer forma de, com um passe de mágica garantir a sustentabilidade dos níveis de consumo do 1º período. Antes pelo contrário, a solução terá que passar por reduzir ainda mais o consumo no 2º período para desviar recursos para a produção de redes e, inevitavelmente, colocar reformados a pescar.

Leituras adicionais:
A Casa arde
Assaltar a casa enquanto arde

Anúncios

Anúncios