E dura, e dura

duracell
Hoje é dia 8 de Janeiro. A menos de 3 semanas de pagarem os seus salários, as empresas privadas portuguesas ainda não sabem quanto é que terão que desembolsar. Um pouco por todo o país, estão-se a multiplicar telefonemas aos bancos a adiar decisões de aumento de descoberto, directores financeiros à beira de um ataque de nervos a pensar se não será melhor emigrar e donos de empresas para quem esta situação será a última gota de água para fechar. Ou empresas, pelo sim pelo não, vão despedindo uns contratados e recibos verdes para garantirem que têm liquidez suficiente no final do mês caso tenham que pagar em duodécimos aos restantes empregados. Muitas já devem ter avisado os empregados que, qualquer que seja a decisão da AR, não irão receber em duodécimos porque a empresa não pode pagar: “O primeiro a reclamar na justiça ficará com o ónus de ter atirado a empresa para a falência.”.

Quando há 40 dias comecei a escrever sobre este assunto, nunca me passou pela cabeça que já bem dentro do mês de Janeiro o assunto ainda não estivesse resolvido. O estatismo incompetente da maioria não deixa de surpreender. No meio de toda esta confusão, é incrível que tenha que ser o PS a defender as empresas e a liberdade de escolha na Assembleia da República.

Leituras adicionais:
Construtivismo amador
Invista em Portugal

1 comentário a “E dura, e dura

  1. Ouvi hoje na rádio dizer que a Autoeuropa já decidiu, por acordo com os trabalhadores, não pagar em duodécimos, e que não o fará mesmo, independentemente da lei. Pergunto: se a Autoeuropa pôde decidir isso, porque não o podem também as outras empresas? Porque não copiam as outras empresas o exemplo da Autoeuropa? Porque andam atrás das leis do Estado? Porque não apoiam a formação de uma Comissão de Trabalhadores com a qual possam discutir construtivamente e com a qual possam chegar a acordos ao nível da empresa, borrifando-se para a lei do país?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s