Compre o que é nosso

Recorrendo a dados do zerozero.pt, podem ver no gráfico abaixo a correlação entre o número de portugueses no onze inicial das equipas da Liga Sagres (última jornada) com a sua classificação final.

nacionalbom

O coeficiente de correlação entre as duas variáveis é de 59%. Excluindo o outlier Paços de Ferreira, passaria a 77%. O que é nacional é bom?

5 comentários a “Compre o que é nosso

  1. Mais importante que que a correlação é a magnitude do efeito…. Por outras palavras: o coeficiente de correlação é razoavelzito, mas o declive da recta é significativamente diferente de zero? 😉

  2. Reblogged this on acorda es(torpor)ado! and commented:
    Que dizer disto?!
    O jogador “tuga” é manhoso e por isso é preciso importar estrangeiros sem vícios?!
    Ou ao exportar os melhores – e consequentemente os de folha salarial mais extensa – ficamos só com os Portugueses medianos e com os prospectos?!
    Ou talvez se faça (uma boa) arbitragem salarial entre craques estrangeiros, entenda-se Latino-Americanos (menos reivindicativos) e nacionais. O certo é que as ligas Portugueses se revelam bons viveiros para todas trutas (nacionais e estrangeiras).
    O que se calhar não se contava é que a realidade do restante mercado de trabalho estivesse rapidamente a convergir para a do nosso futebol!
    Todavia, ao contrário dos futebolistas a mão-de-obra qualificada que é exportada não é substituída por Latino-Americanos. Estes preferem outras paragens…

  3. Pingback: Futebol em gráfico – Aventar

  4. A questão é que os adeptos, treinadores e dirigentes são completamente intoleráveis a qualquer falha de um português, mas desculpam (quase) tudo a um estrangeiro.
    Por isso qualquer brasileiro ou argentino chega cá e tem o tempo necessário para se adaptar (muitas vezes à custa da equipa, que sofre com os erros do inexperiente). Se não se adapta vai embora, mas o mal está feito. Um português, ou é um novo Figo, ou vai penar para o banco, é emprestado e por fim dispensado.

    Em Itália, dizia o Miguel Veloso que jogou la, não perdoam nada aos estrangeiros. Concordo. Estrangeiro que vá para um país tem que ser melhor que os nacionais, senão não vale a pena ir. Talvez esta diferença de mentalidade explique porque é que a Itália ganhou 4 Mundiais e Portugal nenhum.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s